sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Curso de Pré Parto na Noruega

Para os amigos que estão querendo saber mais sobre  o Samir  e eu, adianto que essa semana (15/9/2015) foi uma das semanas mais importantes. Entre outras coisas, fui orientada pela minha vizinha Ellen ( que além de ser  um amor de pessoa é mãe de 3 meninos, 1 de 4 anos e gemeos com 4 meses) , a ir num curso pré-natal. Então, lá fui eu em um curso que durou 5 horas com espacos para perguntas à vontade. E quem mais daria as palestras se não as " parteiras" que são enfermeiras obstétricas já que têm vivência e paciência de sobra para isso ?

Então, para começar,  aqui em Trondheim eles não tem mais usado o gás do riso como anestesia ja que muitas da parteiras e dos médicos que ficam em contato contínuo com esse gás começaram a  apresentar graus crescentes de infertilidade. Bom para eles, ruim apra mim porque parecia a forma de anestesia mais indolor...

Outra coisa curiosa, partos feitos em banheiras também é algo recente aqui sendo largamente aconselhado como no Brasil, sendo que aqui o hospital tem banheiras, em cada quarto para atender cada mamãe. E além disso, mais um detalhe, a única anestesia que pode ser aplicada sendo o parto feito na banheira é ACUPUNTURA! Whaaaat!? Eu fiquei muito surpresa com o uso da medicina alternativa a esse ponto em hospitais públicos. Contudo, se a acupuntura não for suficiente, minha parteira diva me disse que eu poderia sair da banheira e tomar epidural, sem problemas, a princípio.

Além das questões mais importantes sobre o procedimento do PARTO EM SI, como uma boa medicina com perspectiva holística,  houve a separação em 2 grupos os pais e as mamães ( a maioria norueguês, só eu de internacional) e respondemos a perguntas como quais eram nossas expectativas sobre esse momento sobre os nossos parceiros e o que esperamos que vai mudar depois que nosso novo chefe chegar...A maioria disse que não faz nem idéia de como vai ser essa transição, mas que deveríamos ter um planejamento melhor do nosso dia a dia...E, as mulheres, na sua maioria disseram que gostariam de contar com o parceiro para fazer as coisas por ela quando elas precisassem descansar...mesmo quando estivessem cansados, voltando do trabalho...que se esforçassem um pouco mais nessa tarefa que eh melhor quando compartilhada.

Resumindo, o que posso dizer é que sai mais preparada desse curso... não dá para esconder o medo de parir tão pouco de parir fora do meu país ( se bem que como disse uma amiga minha a dor é a mesma não importa onde estou!rs). Mas, que pelo menos apoio técnico e também humanizado eu terei, isso com certeza. Essa preparação já tinha começado no Brasil, quando eu e Eliezer fomos na exposição sentidos do nascer em Niterói  - * http://www.sentidosdonascer.org/- , que com muito bom humor nos explicou muito sobre o parto normal e como esse momento tão precioso deveria ser contrastando com a triste realidade da alta taxa de cesáreas que tem o Brasil, e que diga-se de passagem aqui eles conhecem super bem, mini vergonha disso.

Mas ao mesmo tempo, fiquei também esperançosa , porque de forma embrionária, ou seja , não institucionalizada, tal conscientização tem acontecido no Brasil em algumas cidades. o que revela uma posição proativa das mulheres que diante das  vergonhosas estatisticas de cesáreas não temos só sentado nossa bunda na cadeira e reclamado no facebook mas tem rolado muita articulação através dos movimentos que incentivam e explicam a importância do parto normal.

Pra fechar o dia e esse texto gigante , a cena mais engraçada, foi quando ao final , ao apresentar o video de um parto feito na banheira, eu podia ouvir uns comentários e uns risinhos nervosos durante o parto e ao final um silencio mórbido enquanto a brasileira aqui, se debubalhava em lágrimas...Assim como diz  minha amiga Gabriela Livio , parto é uma coisa impactante e mágica. Os norugas reagiram só observando que é o que eles fazem de melhor enquanto eu ...comemorava com lágrimas latinescas a vida .



Como se inicia o parto? Aqui as enfermeiras iam explicando passo a passo o que vai acontecer no início. #frionabarriga

Tá ai ela explicando para os papais cada movimento que o bebe vai fazer, desde as contraçoes iniciais ao nascimento. "O parto é como uma montanha russa que demora a subir mas que a descida é bem rápida."
Formas de tirada forçada do bebê: forceps, vacum, episiotomia e cesárea.


Formas alternativas de alivio da dor: metodo de respiração ( psicoprofilaxia), acupuntura, steriltvannspapler ( nao sei como eh em portugues, mas se trata se injetar agua esterilizada nas costas da futura mamae), TENS- estimulação eletrica nervosa transcutanea ( são choquinhos que amenizam a dor por alguma razão medicinal que não faço idéia qual seja!rs)


Alivio de dor medicamentosa: sobre a epidural.


E, por fim, o pai corta o cordão umbilical!Aê Eliezer! Vai ter coragem?




Sites visitados:

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/04/140411_cesareas_principal_mdb_rb
http://www.nettdoktor.no/graviditet_foedsel/artikler/foedsel/tangogvakuum.php
http://www.nettdoktor.no/graviditet_foedsel/artikler/foedsel/forskjelligsmertelindring.php













2 comentários:

  1. Eita, que doideira né meu saber que aqui infelizmente as cesáreas são bem vistas, enquanto deveriam ser utilizadas apenas em alguns casos de emergência. Os médicos não são preparados pro parto normal e é mais fácil pra eles agendarem 6, 7 ou mais cesáreas num dia do que depender da hora da mulher. É triste!
    Fico muuuuuuuuuuito feliz de saber que oc tá tendo maior apoio aí e pessoas que eu oro pra que Deus coloque no seu caminho, lembra que te falei isso? E que loucura essa da acupuntura, gata... nem imaginava. Gostei muito das banheiras nos quartos também, vou aí parir se pá hahahha =p
    Tô na torcida e nas orações por ti, Samir e Zézão!

    ps: os slides tão em norueguês né?! mas eles falavam inglês ctg ou tu entende bem o noruga por ter morado ai?

    beijao

    ResponderExcluir
  2. aqui em cima SOU EU A MAUÊ huhuhuhuh

    ResponderExcluir