Bem que eu não queria fazer algo muito jornalístico mas alguns posts vâo ser inevitavelmente observacional . Andando pelas ruas da Noruega , não so em cidades pequenas como Mandal ( onde passamos a quase dois meses estudando no Hald Internajionale Senter) mas cidades de grande notoriedade como Bergen, algo que de início achei que fosse apenas restrito a algumas familias e' de fato aqui um ha'bito cotidiano. Eu falo sobre pais que cuidam dos filhos . Não digo , pais como pai e mae mas pais de Papai, Daddy ! : )
Pode parecer simples essa observacão mas significa muito nesta terra onde a diferenca está muitas vezes nos detalhes( digo isso principalemente por causa tambem do significado das expressões utilizadas ).Fechando parenteses, penso eu que, se um pai sai com o carrinho de bebe para dar uma volta , o mesmo também faz a mamadeira, o mesmo também coloca pra dormir, o mesmo também esta pronto para acordar a noite e ninar o bebe. E as conversas que eu tive por aqui perguntando para as filhas crescidas quanto para os recém - papai se era de fato essa a realidade do cotiano deles não negaram a minha percepcão inicial . A maior parte dos noruegueses nao entendeu o porque do meu espanto ja que isso por aqui e tão recorrente. Ainda bem !
Enfim , óbvio que deve haver excessões como toda boa humanidade apresenta mas isso exemplifica principalemente igualdade entre a mulher e o homem , a mãe e o pai , trazendo para ambos a responsabilidade de cuidar e acompanhar o filho. Isso é lindo demais e traz maior nocão de protecão para crianca... Enfim , sem mais delongas e sem querer impor uma cultura sobre a outra mas ja impondo , bem que os pais e os futuros papais brasileiros que estão lendo esse texto além de se inspirarem no meu pai podiam ter também como inspiracão esses papais norueguêses ...